Imagine se os historiadores de arte tivessem percebido mal alguns pormenores-chave nas cartas de Vincent Van Gogh. E se estivessem a ver tudo mal? Poderá a Noite Estrelada estar a tentar partilhar algo muito diferente do que a maioria entende?
Convido-o a explorar comigo. Antes de mais, admito que acho toda esta ideia absurda. Com total vulnerabilidade, não sei se hei-de rir-me de mim próprio ou ficar perplexo. Afinal de contas, quem é que eu penso que sou para escrever sobre um assunto destes? Dê-me licença enquanto sustenho a respiração e me atiro ao assunto.
A quem possa interessar, “garganta limpa” …
Escrevo-lhe com a intenção de estabelecer um novo diálogo, abordando informações sobre o artista Vincent Van Gogh.
Foi afirmado que Vincent Van Gogh sofria de problemas de saúde mental debilitantes. Não estou a discordar que as provas mostram que ele teve uma depressão. Mas não é isso que está em causa. A sua obra de arte tem sido referida como impressionismo/expressionismo e vários outros estilos, dependendo do estilo que estava a criar e da perceção do público. Para além de Vincent Van GoghQual foi o talento de Vincent Van Gogh como artista”, quais foram os pensamentos e sentimentos que deram vida às suas visões interiores? Tenho o prazer de partilhar a minha explicação e as minhas respostas a este debate de mais de um século.
Ufa… vamos respirar fundo juntos!
A minha iniciativa de fornecer pormenores sobre Vincent Van GoghO mundo interior de Vincent Van Gogh traz-lhe uma perspetiva adicional para corrigir o seu registo. Mas a história não acaba aqui, não pode acabar. Sabe, compreender a complexidade e a interconexão de nós, enquanto espécie humana, permite uma maior expansão das vastas capacidades da consciência humana. É para lá que nos dirigimos!
Quanto ao quadrado um, há muito mais sobre o incrível e incompreendido artista Sr. Vincent Van Gogh.
Talvez você seja um dos poucos com olhos para ver.
por Danielle Rita
copyright 2023 Danielle Rita